domingo, 21 de setembro de 2014

Tanta coisa para (por) ler...

Se há coisa que me consegue acalmar e deixar mais contentinha de uma forma geral é ler! Já por várias vezes que em alturas críticas aquilo que me dá algum ânimo é enfiar a cabeça num livro e viajar para fora deste mundo e para dentro de outro. Acho que qualquer bookworm percebe bem o que é isso!

Mas isto das leituras pode ter fases, eu pelo menos tenho. Tenho sempre de estar com um livro a ser lido - SEMPRE - mas a necessidade de leitura é bastante variável com o tempo.

Há alturas em que só me apetece ler, muitas delas coincidem com épocas de exame na faculdade, vá-se lá perceber porquê. Alturas em que tenho os meus livros na minha mesinha de cabeceira e parece que estão a chamar-me com as suas edições lindas ou com as suas histórias penduradas. É horrível dizer que não nestas alturas, parte-me o coração vê-los ali abandonados e sem serem lidos. Nenhum livro merece esse destino!

Mas já houve alturas em que sentia uma necessidade doentia de ler. Já estive com uns 5, 6 livros on going ao mesmo tempo. Agora muitas vozes se levantam a dizer que de certeza que não apanhei metade do que havia em cada livro mas fica só a nota de que isso é mentira e que eu funciono bem com vários livros ao mesmo tempo, não me perco, consigo entrar dentro da história de cada um e ser fiel àquela linha de pensamento sem a cruzar com as restantes. Mas isso poderá vir noutra altura. O importante disto é que foram alturas em que este mundo era só mau e nos livros há tanta coisa interessante para ver. Real life sucks! Nos livros as coisas podem ser tão diferentes, podemos passear em dragões ou vassouras! Eu cá prefiro mas hey! that's just me!

Agora, por exemplo, não ando com grande entusiasmo. Continuo a ler, tenho de tirar sempre um bocadinho para as minhas leituras, mas não ando "cheia de pica". Não sei se é dos livros, da disposição geral do bicho ou se um alien qualquer me mexeu nos circuitos internos mas isto anda mais calminho! 

No meio disto tudo tenho tantos livros em minha casa para ler. Tantos outros que me matam de curiosidade para saber como são. Uns que tenho a certeza que vou adorar e alguns até que me cheira que serão livros para a vida. Não sei se fique contente ou triste. Quero tanto ler estes livros que fico contente pela emoção de lhes pegar pela primeira vez, de  ler tudo aquilo que ainda não conheço e ficar completamente rendida - ou não. Mas por outro lado já queria ter lido tudo! Ter tudo em dia! Ter aqueles livros que me andam a fazer comichões no Tico e no Teco já como parte das minhas prateleiras internas. 

E os que descubro que existem de alguma maneira e depois não os consigo encontrar??? Esses são os piores! A quantidade deles que andam a encher as minhas listas de leituras! É injusto e cruel! Ânsias literárias não deviam ser permitidas! São demasiado dolorosas!

Mas enfim: não sei! Acho que não me consigo livrar deste vício dos livros. Não que queira mas isto até cansa uma pessoa, só da vontade que dá de pegar num livro e devorá-lo completamente. (Que frase mais sádica xD) Por agora os ânimos andam calmos mas mais um bocadinho e já me cai uma tonelada de trabalho em cima e aí vem aquela vontadeeeee... Aí é que elas mordem!


Sem comentários:

Enviar um comentário