sexta-feira, 26 de setembro de 2014

The Babadook





Título: The Babadook
Realização: Jennifer Kent
Argumento: Jennifer Kent
Elenco: Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall

Trailer



Na segunda ante-estreia que o MOTELx deste ano fez deste filme a sala estava cheia, como já o tinha estado na noite anterior. A crítica tem feito imensa publicidade a este filme e geralmente por bons motivos.

Eu, que de há dois anos para cá, sou assídua em pelo menos um filmezinho do MOTELx, fiquei curiosa com esta história cuja realizadora me aparecia com um filme "... onde é o medo, e não sustos fáceis ou twists, que domina.". 

Mais a mais este filme tinha de ser bom. Tinha de me fazer esquecer o mau que tinha sido o dia anterior e não podia ter uma edição deste festival sem uma boa memória! E abençoado Babadook!

A realizadora mais uma vez fez aquilo que o folheto me prometia, Não foi um filme em que não sabíamos que nos ia saltar um monstro para cima, não temos grandes planos em que de repente um som estridente acompanha uma aparição estranha. Nada disso!

Temos uma família perturbada: mãe e filho vivem sozinhos depois de o marido e pai, respectivamente, ter morrido no dia em que levava a mulher ao hospital para nascer o rebento. Apanhamos já o pequeno Samuel a fazer 7 anos e é um rapaz estupidamente inteligente mas com alguma tendência para arranjar confusões.

Num dia em que é ele a escolher o livro a ler antes de dormir desencanta um livro misterioso: "The Babadook". Se as rimas são engraçadas e parece um livro de crianças apenas ligeiramente assustador para ser infantil rapidamente mudamos de ideia com as mensagens de morte que tinha lá pelo meio, ao mesmo tempo de Samuel se mete em posição fetal a chorar enquanto a mãe lhe lê um livro mais "bonito" mas sem grande efeito.

Como é óbvio o bichinho do livro aparece, o rapaz começa a construir armas para matar o bicho - sim, é mesmo isso: constrói armas hardcore - para um puto de 7 anos - para matar um monstro que saiu de um livro. Portanto eu gostei desta criança!

É de salientar que o próprio Babadook aparece muito pouco, mas nos momentos certos. É-nos dado uma preview do que poderá acontecer no mítico livro mas o ambiente em que todo o filme está envolvido consegue fazer com que o bicho seja por si mesmo assustador mesmo nós sabendo exactamente o que vai fazer. Palmas para a realização que neste ponto está muito muito boa!

Uma coisa que gostei imenso foi a postura do monstro quando aparecia de pé e vinha a sair das sombras tinha a mesma figura, ou o mesmo estilo pelo menos, do meu querido Nosferatu! Houve uma cena específica do filme em que fui completamente transportada para 1922. E isso foi bom! Não foi uma cópia, não sei até se foi propositado, mas eu adorei! O reencontro com um dos filmes de terror mais antigos que ainda anda por aí soube bem e para mim enriqueceu a atmosfera negra do filme.

Sem dúvida que vale muito a pena ver este filme. Sem ter grandes clichés a conduzir a história, com um ambiente muito próprio que ultimamente não tem sido explorado em cinema e uma óptima performance dos próprios actores (palmas para Essie Davis e Noah Wiseman). Foi muito bom!






2 comentários: