segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Três Sombras



Título: Três Sombras
Autor: Cyril Pedrosa



Há já bons tempos que andava para ler este livro. O aspecto geral que uma BD me apresenta faz maravilhas ao meu Tico e Teco e esta já me andava a piscar o olho e eu a resistir.

Chegada a hora da verdade peguei no livro e adorei!


As ilustrações são absolutamente lindíssimas! A sério, mesmo puramente bonitas! A escrita é tão calminha e envolve com uma facilidade ridícula.

Mas bem, a história: embora tenha adorado esta obra também foi uma das que me deixou mais triste ao ler. Temos uma família bastante simpática que vive numa casinha isolada no meio de terrenos verdes e flores e árvores e um cenário para onde eu iria rapidamente. Até que a certa altura aparecem três figuras negras no horizonte. Nunca ninguém ia para ali. Quem seriam as ditas figuras? Quando se tentavam aproximar das ditas figuras elas desvaneciam-se e a dúvida mantinha-se.

No meio de tudo isto o motivo daquela presença torna-se conhecido: andam atrás do pequeno Joaquim e sem ele não se irão embora. O que acabamos por acompanhar é a fuga do pai com a criança para impedir que seja levada.

Sem sabermos muito bem se havemos de concordar com o pai ou se havíamos de "aceitar o destino" como alguns diziam somos também levados, o pequeno a ser arrastado sem saber bem para onde se virar e um pai desesperado simplesmente a tentar proteger o seu filho.

Gostei imenso do fim que todas as peripécias passadas tiveram: foi um fim feliz mas sem ser forçado ou sem esquecer tudo aquilo que se tinha passado (pessoas do cinema francês tipo "A Turma" é assim que se dá a volta a uma história desagradável. No fim não tem de ficar tudo bonito e a cantar!). É horrível ler este livro, pessoas mais sensíveis tenham lenços à mão. Ainda por cima a situação é triste e a história gira toda em torno de um amor enorme que existe naquela família.

É horrível. Cyril Pedrosa: isto não se faz! Livros destes deixam as pessoas tristes! Mas muito obrigada! Foi tão bom!




Sem comentários:

Enviar um comentário