sexta-feira, 17 de outubro de 2014

[cinema] Ponyo


Título: Ponyo
Realização: Hayao Miyazaki
Argumento: Hayao Miyazaki
Duração: 101 min


Já que tenho aqui este cantinho dedicado às minhas pancas cinematográficas decidi que o vou aproveitar para ver mais uns filmezinhos e nada melhor do que começar com acabar de ver os filmes de Miyazaki! Ainda só vi uns 3 ou 4 e gostei imenso de todos embora ainda nenhum tenha batido o primeiro (Viagem de Chihiro). Vou aproveitar para os ver a todos, revendo aqueles que já vi, e assim ficam com todos aqui.

O primeiro que quis ver foi este Ponyo. Já sabia que era um filme mais infantil, mais sossegadinho mas continua na mesma onde de estranho que Miyazaki nos habituou.  

Continuamos, como sempre com a componente ecológica, com a pobre Ponyo a ficar presa num jarro de vidro e é assim que conhece Sosuke. O moço fica todo contente por ter arranjado um peixinho mas estaria longe de saber que ondas viriam atrás dele para lho roubar. E sim, ondas. Porque o suposto pai da Ponyo vive debaixo de água, tem umas poucas de filhas iguais a Ponyo e para além disso tudo consegue controlar o mar e dar-lhe vida e ordens, não sei. 

Porque há coisas que não se questionam, é muito do que se aprende aqui. Se não vejamos: Sosuke apanhou um peixe, que fugiu, e depois voltou, a correr em cima de um peixe gigante feito de água que perseguia o carro. E agora é uma menina. Qual é a reacção da mãe do Sosuke quando se depara com isto? "Ora, isto está tudo muito certo, vamos então para dentro secar-nos e beber qualquer coisinha quente." Seria a minha reacção também, se o peixe do meu filho voltasse em forma humana e viesse jantar connosco. Nada de novo numa situação destas.

No meio disto tudo o filme é adorável. É estranho - como seria de esperar - mas é tão profundamente bonzinho e querido que não se torna um lamechas irritante, torna-se só fofo! É realmente um filme mais infantil, mais calmo e amoroso e ainda assim uma hora e meia bem passada!

E neste caso quero deixar uma nota diferente: um obrigado à fan fiction que já apanhei por aí. Sendo este um filme tão querido, com personagens tão simpáticas e cativantes o que já apanhei de fan fiction é tão puramente fofo! As imagens de Sosuke e Ponyo mais velhos são simplesmente amorosas, com Ponyo a ser uma menina lindissima - que continua a pendurar-se nele e a roubar-lhe o fiambre! - com o seu cabelo ruivo e o Sosuke a fazer-se um homenzinho mas com o mesmo ar doce que nos mostraram. Ficaram trabalhos bonitos e eu cá gostei imenso da maior parte deles. 

Sem comentários:

Enviar um comentário