segunda-feira, 27 de outubro de 2014

[leituras] A Morte de Ivan Ilitch




Título: A Morte de Ivan Ilitch
Autor: Lev Tolstoi
Páginas: 90

Ainda não dei asas a este tão afamado autor nas minhas prateleiras. É apenas o segundo livro que leio dele e ambos eram assim coisinhas pequenitas.

A fama dos autores russos é grande e das pequenas coisas que fui lendo - excertos ou contos - parece-me que terei que investigar um pouco mais este território literário. Tenho de investigar um bom livro para ler, aceitam-se sugestões!

Este livro em específico lê-se muito bem, não só por ser pequenino mas também pela própria escrita ser bastante fluída. A acrescentar a isso há um ambiente que poderia ser mórbido e estranho mas que se torna essencialmente interessante.

Ivan Ilitch está a morrer, apenas o filho lhe dá algum conforto, alguma sensação de bem estar, e um criado que por algum motivo não o faz sentir mal e decrépito como todos os outros. Dos poucos momentos em que se sente aliviado da sua condição é quando esse dito criado lhe põe as pernas nos ombros e ficam assim, calados ou em conversa mas numa sensação de alívio que não encontra em mais lugar nenhum.

Fiquei com a sensação de que ainda assim a história não ficou bem contada, por algum motivo que nem mesmo eu consigo justificar, que não soube tudo o que havia a saber disto tudo. É uma sensação estranha mas fiquei com essa pulguinha atrás da orelha.

Tinha este livro nesta colecção da quasi que ainda tem umas coisas engraçadas e interessantes e que como são pequeninas são óptimas para levar na mala e sacar num qualquer momento aborrecido do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário