segunda-feira, 13 de outubro de 2014

[leituras] Shenzhen


Título: Shenzhen - Uma viagem à China
Autor: Guy Delisle
Páginas: 150


Depois de ter lido o Pyongyang deste mesmo autor deparei-me com este Shenzhen e se o primeiro teve um efeito tão estranho mas de alguma maneira forte em mim achei que devia ver o que Delisle me traria, desta vez da China.

Desta vez a coisa não foi tão brusca, tão má, vá. Se bem que a fasquia estava muito alta. A China não parece assim tão má se compararmos com a Coreia do Norte, não sei bem o que pensar disso.

Ainda assim a estadia por terras chinesas não foi assim tão má, eles são estranhos, meio máquinas que parecem não perceber o que um ocidental que que façam mas nada que não se tenha visto no outro livro e que talvez até viesse da própria cultura de animação oriental / ocidental.

A única coisa que realmente não tinha noção e fica bem explícito neste livro é: "A China tem a reputação de ser o país mais sujo do mundo.". Não sabia, e se calhar preferia não saber mas agora não tenho escapatória, não é?

Deixo-vos com um excerto que acho importante de referir:

"Quando eu cago aqui na China, há um odor que deve estar relacionado com o que eu como. O arroz? Provavelmente, não consigo pensar em outra coisa. Em nenhuma outra parte eu senti isso. É muito forte, ataca o nariz como os esgotos no verão. Eu acho que cada pavo deve ter um cheiro de merda diferente. E isso também é cultura."

Depois disto acho que não há muito a dizer. Vou ver se leio os outros livros de Delisle que nos dão uma perspectiva diferente de alguns países que eu ainda não conheço. Releiam o excerto e pensem bem antes de ir à China.

Sem comentários:

Enviar um comentário