segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

[Leituras] Capitão América - O Soldado de Inverno (Parte I)



Título: Capitão América - O Soldado de Inverno (Parte I)
Argumento: Ed Brubaker
Desenho: Steve Epting, Michael Lark, John Paul Leon, 
Cor: Frank D'Armata

Eu já por natureza não sou fã deste senhor. Para mim tenho dois Captain Jack e para pessoas de alto estatuto já me chegam. A história do Capitão América não me chama, de todo, acho-a forçada e uma propaganda barata da qual não sou fã.

Para mim foi criado com um propósito muito claro e assim que esse propósito foi cumprido matavam-no e pronto, davam-lhe um fim de mártir e ficava tudo feliz e contente. Mas não. Infelizmente nem congelado soube ficar e tiveram que o trazer de volta - e não trazem os mamutes, há realmente filhos e enteados - vá-se lá saber por quê.

Por tudo isto acabo por ter sempre muitas reticências para ler ou ver qualquer coisa onde esta pessoa ande por lá - prova é que ainda não vi os filmes, por muito engraçados que já mos tenham vendido.

Mas nesta colecção do Universo Marvel tem de ser. Hei-de ler a colecção toda e ainda por cima as críticas que choveram a este Soldado de Inverno foram boas e decidi dar a abébia.

E na realidade não é nada mau. Não é a típica história que costumamos ter: o Red Skull desaparece, aparentemente morto, o que diga-se é uma pena porque se há alguma personagem mais interessante é essa, o Capitão América sente uma força externa a interferir com as suas memórias, com o seu comportamento. Cria-se um ambiente mais negro, mais misterioso que torna o livro bem mais interessante do que poderia ser.

A juntar a isto - e provavelmente das coisas que mais gostei no livro -  são os flashbacks que fazem nas memórias perdidas que andam lá por dentro do Capitão América. A preto e branco, ou em sépia, dependendo de se estamos num tempo ou noutro, são desenhos que se tornam não só muito bonitos mas também estão bem inseridos, não quebram a leitura nem interrompem a narrativa: complementam-na.

A parte 2 está aqui ao lado, vamos ver se acompanha a primeira que realmente me conseguiu surpreender.




2 comentários:

  1. Os filmes valem mesmo a pena, especialmente o segundo!

    E este livro está realmente qualquer coisa, fiquei honestamente surpreendido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eventualmente vai ter de ser! Mas este bicho consegue ser tão chato e irritante! Mas vou ver, e já não faltará muito!

      Eliminar