segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

[leituras] Um Começo de Vida



Título: Um Começo de Vida
Autor: Honoré de Balzac
Páginas: 184
Ano: 1842


Nunca tinha lido Balzac. Já tinha lido excertos e alguma coisa sobre o autor mas nada mais do que isso. Tinha uma ideia de que todos os livros seriam imensos e densíssimos quando dei por mim a descobrir um, antigo, pequenino e de leitura fácil. Não sabia nada sobre o que iria ler e o título também não deixava muitas pistas sobre o que fosse.

A escrita foi o que mais me cativou: aconteceu um pouco como o Lavínia, da LeGuin, em que a história não é assim tanto mas pela escrita vale a pena ler e com jeitinho reler até. Não é uma escrita demasiado elaborada, é bastante acessível, bastante fluída e intrinsecamente bonita. As frases são bem construídas, bem conjugadas e dão um resultado final para a leitura que realmente faz ter gosto em ler.

Como já disse a história não é especialmente rica, acompanhamos o crescimento de um rapaz, do seu estado mais infanto-juvenil de quem quer agradar e impressionar até se tornar um homem, digno e respeitável. Esta transição é feita muito à força: depois de uma primeira asneira começa a trabalhar de forma dura, parecendo estar realmente dedicado e a aprender finalmente a ter os modos decentes que se pretendem num homem mas infelizmente a tentação consegue ser muito difícil de negar e acaba por deitar tudo a baixo mais uma vez. Mas dizem que na terceira é de vez e assim foi. Endireitou a vida com a disciplina mais dura que podia ter: enveredou pela via militar e aí, tanto quanto sabemos, arranjou finalmente uma vida e conseguiu ter o ponto de partida para uma vida calma, sem excessos e confortável.

Num livro em que se nota a critica social, embora bem disfarçada, não temos muito mais que isto. O livro lê-se bastante bem e confesso que até agarra uma pessoa, consegue ser interessante mesmo sem ter muito para contar e isso é uma coisa que gosto sempre de encontrar num livro!

Vou investigar bem mais obras deste autor porque me parece que realmente ainda tem muito para me oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário