sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

[cinema] Big Hero 6



Título: Big Hero 6 

Realização: Don Hall, Chris Wiliams
Argumento: Jordan Roberts, Daniel Gerson
Duração: 102 min
Ano: 2014


Primeiro de tudo não gostei do título! Não joga com o filme, sim senhor, temos os 6 amigos estranhos que se juntam para combater o mal mas o filme não é sobre isso. Eu já tinha visto o trailer e tinha noção do que seria o filme, se fosse olhar só para o título não me chamava minimamente. E mais: é bastante dúbio. Já várias pessoas me perguntaram o porquê daquele título: "Mas o boneco não se chama Baymax?", "Afinal era o sexto boneco que o rapaz fez?", as interpretações são muitas. O título foi uma escolha infeliz!

MAS!, rejoice, o filme é divertidíssimo. Temos um moço estupidamente inteligente, Hiro, que não quer ir para a "Escola de Nerds" então faz os seus robots na garagem e vence lutas ilegais com eles. Felizmente o irmão Tadashi - um dos Nerds da tal escola - leva-o ao laboratório onde trabalha e o contacto com as coisas que se inventam por ali, as pessoas que ali andam entusiasmadas a descobrir coisas novas acabam por lhe mostrar que uma Escola de Nerds afinal pode ser bem mais divertida e desafiante do que se pensaria.

Todo o filme nos mostra que Hiro é realmente um pequeno génio com muito potencial e prova disso é que ele consegue acompanhar e dirigir até o grupo que trabalha no laboratório com o irmão. Como herança, depois de um acidente onde Tadashi morreu, fica com o projecto do Baymax, o boneco gordo que já vimos por todo o lado! "Olá, eu sou o Baymax." Um projecto pensado para ajudar, um robot capaz de analisar e ajudar assim que ouça um qualquer som de dor ou ajuda.

E as coisas dão para o toro, há um vilão mascarado que rouba tecnologias e obriga à criação - agora sim - de um novo grupo de super heróis. A história base é bem pensada, engraçada e cativa mas o folclore à volta não achei que fosse tão bem apanhado quanto isso. O filme ganha muito pela personagem divertida e fofa do Baymax, pela relação que o Hiro acaba por ter com ele e pelas personagens do laboratório - cada uma mais louca que a outra. 

Como filme infantil que é é um bom filme. Tem uma história simples, educativa, bonita e interessante mas ainda assim senti que lhe faltava qualquer coisa. Se calhar o ser demasiado simples, o argumento não cativa assim tanto. De qualquer das formas gostei imenso do filme, ri tanto ou mais que as restantes crianças que enchiam a sala. 

Sem comentários:

Enviar um comentário