sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

[cinema] Porco Rosso



Título: Porco Rosso ("Kurenai no buta")

Argumento: Hayao Miyazaki
Realização: Hayao Miyazaki
Duração: 94 min
Ano: 1992


O primeiro filme que vi de Miyazaki foi o Viagem de Chihiro que me deixou completamente rendida: era estranho, era engraçado, estava bem feito e achei aquilo qualquer coisa doutro mundo - de forma bastante literal.

Agora indo conhecendo aos poucos os outros filmes do senhor noto que muitos não são tão estranhos. E isso é-me estranho. Há sempre um qualquer pormenor de fora do nosso mundo, qualquer coisa que não vemos todos os dias mas sem dúvida que os filmes que tenho visto ganham muito mais por argumento, pelas personagens do que pela estranheza. É um ponto que existe, sim, mas não é o ponto principal. Muito longe disso, é quase aceite como a normalidade.

Mas bem, mais uma vez um filme sobre aviões. Desta vez um homem transformado em porco - a parte estranha porém normal do filme - que é um óptimo piloto e assim ganha a sua vida, desde que lhe chegue para continuar a viver na sua ilha, sozinho, enquanto bebe qualquer coisa. 

Claro que é um veterano de guerra que é procurado pela polícia italiana e é este grande drama - que se junta, não sei, se calhar, ao facto de ele ser um porco! - que gere o filme todo. O raio do mecânico do avião vermelho dele é italiano e não se mete aquele avião em mãos alheias, se é preciso ir a Itália, vai-se, mesmo tendo a cabeça a prémio.

Pelo meio o mecânico está a ficar velhote mas tem uma neta que lhe segue as pisadas, e muito bem. E para além de ser jovem e rapariga é espevitada e de ideias fixas - my kind of girl. Resultado, já que Porco quer fugir rapidamente sem testar o avião não há qualquer problema: ela desmonta uma parte dispensável e vai com ele num cantinho. Não vai deixar o trabalho sair sem estar experimentado, então vai também na experimentação. 

Sei que o filme é engraçado, com piratas do ar mais mariquinhas que as miúdas de primária que raptam, um amor escondido durante anos, uma moça arrebitada (com um rabo maior do que parece, segundo palavras dela) e um homem porco.

Gostei bastante de ver tudo isto, parece que não é muito mas está tudo bem organizado, bem ligado e que no fim dão um filme divertido e interessante. Sem dúvida que foi uma óptima ideia ver mais coisas de Miyazaki porque este senhor é realmente qualquer coisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário