quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

[leituras] Marvels



Título: Marvels
Argumento: Kurt Busiek
Arte: Alex Ross
Páginas: 222
Ano: 1994


Não fazia ideia do que ia encontrar neste livro apenas tinha a indicação de que era bom. E não me enganaram, o livro é realmente muito bom. Vemos os super heróis e os eventos a volta deles pelos olhos de um fotógrafo, um freelancer que faz e baseia a sua vida em torno destas maravilhas - Marvels.

É engraçado ver a perspectiva de fora, das pessoas que olham para aquela as coisas estranha que acontecem. Porque vejamos: um vilão invade uma cidade e um super herói combate o. É desta perspectiva, herói-vilão, que vemos tudo a acontecer. Então e as pessoas "normais"? Pessoas que vem o sitio onde moram, as noticias, tudo, a rodar em torno e coisas espectaculares e que parecem irreais. E aqui vemos isso mesmo, o que vivem e sentem as pessoas que não são perdidas nem achadas nesta guerras.

Mas para isso temos quase um desfile de heróis. Aparece um pouco de toda a gente, ninguém quis faltar e isso só dá mais relevância ao que vemos aqui. Ver o comportamento das pessoas quando tudo o que é impossível lhe acontece à frente dos olhos é qualquer coisa. 

Mas independentemente de toda a história e o interesse que me despertou a arte foi realmente o que me deixou rendida. Desde a primeira página que me apercebi que havia algo de muito bom no que ia ver e ao longo do livro foi sempre uma constante. No fim desta edição temos a preparação e trabalho que uma obra de qualidade dá, e deu, mas em dúvida que os resultados foram brilhantes. Cor deslumbrante, ilustrações lindíssimas e correctas, cenários fabulosos. Tudo demasiado bom. A nível visual foi dos livros que mais me deixou de boca aberta a olhar para cada quadradinho com real espanto.

Estes nomes ficaram marcados e vou procurar mais coisas. Se a qualidade de outras obras for deste calibre têm uma fã devota.

Esta coleção da Marvel já me deu boas experiências e parece-me ter reunido bons exemplos do que se faz bem neste Universo. Ainda nem sei qual será o próximo mas não hei de esperar muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário