quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

[leituras] Minoritary Report


Título: Minoritary Report
Tradução: Saul Barata
Autor: Philip K. Dick
Páginas: 85
Ano: 1956

Mais um livro da minha lista que não sei se por ser K. Dick ou por ter um título interessante sempre me pareceu ser coisa para mim. Descobrir que era uma coisa pequena numa altura cheia de trabalho só fez com que fosse lido mais rapidamente.

E é tão pequeno que é mesmo lido num instante. A edição da Presença deste livro tem 85 páginas, o que só por si não é muito, se juntarmos a isso que a letra não é propriamente pequena e que tem mais de quantos capítulos isto é livro para se ler tranquilamente em 45 minutos, nem isso.

A história é simples e acontece tudo muito depressa, o tamanho do livro nem deixava ser de outra maneira. Temos três mutantes que prevêem o futuro. Com essas previsões apanham-se os ladrões, os assassinos antes de que façam o que quer que seja. A ideia é boa e eficaz, a criminalidade foi completamente arrombada e o mundo era uma local muito mais simpático para se viver.

Até a um dia, há sempre um dia nestas coisas, o fundador desse maravilhoso sistema apanha uma das previsões dos mutantes. Qual não foi o seu espanto quando viu a previsão de que iria matar um homem, homem esse que nunca tinha ouvido falar na vida. Desde teorias da conspiração à possibilidade de invalidar o sistema que tanto tinha revolucionado o mundo de tudo acontece um pouco e tudo com bastante sentido, que seria fácil de perder numa situação destas.

É daqueles textos que se lê, pensa-se um pouco naquilo que acabei de ler e interioriza-se como sendo realmente interessante e um ponto de vista curioso de explorar. Para quem gosta de livros pequeninos mas que digam alguma coisa de útil e de bom um K. Dick não falha. Até hoje ainda não li nada que me deixasse ficar mal. Escrita muito boa, que desliza que é um sonho com ideias interessantes e sempre diferentes!


2 comentários:

  1. Tens que ler os contos do gajo. São sempre qualquer coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já li mais coisas dele. Alguns contos que tinha por aqui, sinceramente não me lembro quais, mas definitivamente tenho de ler mais!

      E mais que não seja o Homem do Castelo Alto está na lista, já me disseste que não é fascinante mas ainda assim tenho bastante curiosidade!

      Eliminar