sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

[series e cinema] Firefly & Serenity



Título: Firefly & Serenity

Elenco: Nathan Filion, Gina Torres, Alan Tudyk, Morena Baccarin, Jewel Staite, Summer Glau
Duração (ep & filme): 45 min & 119 min
Duração da série: 1 temporada, 14 episódios
Ano: 2002-2003 & 2005

Durante uns tempos ouvi falar muito desta série e ainda estive meio céptica sobre ela mas lá me decidi, mais que não fosse a minha cultura geek nunca ficaria completa ou sequer razoável sem ela.

Os meus conhecimentos resumiam-se a: é uma série interessante, todos os geeks a idolatram, é no espaço, foi cancelada, fizeram um filme, tudo ficou por explicar e os fãs querem mais. Ah, e o Nathan Filion é um Deus.


Portanto parti à descoberta e fui ver o que saía daqui. Devo dizer que me rendi  no primeiro episódio. Nathan Filion como Captain Malcom Reynolds é perfeito e quem o acompanha não deixa a coisa por mãos alheias. As personagens são interessantes, bem representadas, puramente badass e do mais brutal que se consiga encontrar. Com um ponto principal para a Kaylee que é uma coisa fofa até mais não. 


A bordo da Serenity, há uma tripulação que trabalha em missões, como dizer... pouco lícitas, vá, e para arranjar mais uns dinheiros também fazem transporte de pessoas. Numa altura em que  as viagens espaciais já são corriqueiras - *fingers crossed* - temos 14 aventuras que nos prendem e viciam. Seja pelas personagens fabulosas que tem, pelo argumento que sim, senhor, está bastante bem feito ou até pelo elenco que mais que não seja tem alguns dos deuses dos geeks.

Já não consigo ver Castle sem ver pensar no Mal, o que tem algum encanto mas verdade seja dita: Nathan Filion é fixíssimo a fazer o que quer que seja e só por isso vale a pena ver tudo. (deixo só aqui um miminho para quem não perceber o nível de awesomeness deste senhor: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XSTzibaosBA#t=1725 e https://www.youtube.com/watch?v=RJSa_dLV1u8 ).

Mas depois de ver a série toda a saber que não havia mais à excepção de um filme fiquei preocupada. Muita coisa se passa durante uma temporada e muita coisa estava em aberto. Havia tanto, mas tanto potencial para ser uma série com mais uns episódios jeitosos. E saber, no fim de tudo aquilo, que em menos de duas horas iam selar todas as pontas soltas? Pareceu-me muito arriscado e ou faziam bodega e metiam explicações palermas que atavam pontas mas que estragavam a série OU faziam as coisas em condições mas muito pouco era explicado. Não me enganei e felizmente a opção deles foi a segunda - o que me agradou e ao mesmo tempo deixou mortinha de curiosidade sobre coisas que nunca - Será? - terão explicação.

Mas vi o filme e reencontrei as personagens que tão bem conhecia, matei saudades e tal e comecei a ver o que raio faziam com aquilo. Mais que não seja do filme sabia duas coisas: que ninguém nos explicava que coisas azuis eram aquelas que os tipos atrás da River usavam para matar pessoas e que a imagem do filme tinha a mesma da River com uma espada acatanada - nem sei, o que podia ser interessante. 

E epah, no fim disto tudo eu gostei imenso do filme mas: 

     1. Matam pessoas que eu gosto de maneira brusca e sem coração (confesso que uma delas foi das cenas mais surpreendentemente chocantes que já vi na vida);
     2. Não me explicam tudo e deixam-me o Tico e o Teco baralhados;
     3. É pouco para o valor que a série tem.

Curioso que a série que falei aqui antes desta também foi uma cancelada mas nesse caso a coisa era perfeitamente justificada, não tinha qualquer tipo de interesse ou característica que distinguisse. Era mais uma. Esta não, esta tem qualidade, tem elenco, tem argumento, tem destaque, tem popularidade. Não sei que mais se pode querer para uma coisa destas mas posso garantir que não é o cancelamento.




2 comentários:

  1. Nathan Fillion IS god.

    A série foi cancelada porque como ia rotulada de sci fi, a televisão tratou-a muito mal. Nem chegou a passar os eps todos, e não os passou por ordem, nem nada que se pareça. Which means que as pessoas não se agarraram, porque parecia completamente aleatória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo na altura havia sim pessoas que se agarraram. E nada disso invalidava que se voltasse a pegar nela, como fizeram depois embora para o filme. Mas sim, infelizmente o rótulo sci fi ainda traz muitos dissabores agarrados.

      Eliminar