segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[leituras] Carmilla

Título: Carmilla
Autor: Sheridan Le Fanu
Páginas: 96
Ano: 1871

Mais um livro pequenino que dava jeito de ler quando o tempo não é muito. De alguma maneira soube que tinha qualquer coisa a ver com vampiros. E que era giro. E era isto que eu sabia.

Começou logo bem para mim: uma moça que numa noite acorda com alguém no quarto, neste caso outra rapariga mais ou menos da idade dela. Mantém-se imóveis, sossegada na noite até que a primeira sente uma picada no peito e desata aos gritos. Quando as empregadas chegam ao quarto a rapariga conta tudo o que aconteceu mas ninguém além delas se encontrava naquele quarto. E como é que se explicava que o lugar onde supostamente estaria estado alguém ainda estivesse quente?

A história começa com esta premissa estranha e os acontecimentos que vão sendo contados não vão melhorando a imagem da coisa. Pegar na longevidade dos vampiros  dá sempre para fazer coisas giras e aqui depois de duas situações muito semelhantes com alguém muito parecida, começam-se a fazer perguntas e a chegar a respostas. Uma Carmilla, Mircalla, Millarca, os nomes vão surgindo, a intromissão desta rapariga numa casa depois de algum acontecimento curioso e a desgraça que com ela leva às casas por onde passa são uma constante e alguma coisa tem de ser feita para erradicar o mal. 

No fim fiquei com vontade de mais um pouco. Pareceu-me um final muito apressado para a envolvente toda. Senti que faltava mais qualquer coisinha para espicaçar aquele fim até mais não. É um tema que já não vejo bem explorado há uns tempos e talvez por isso me dê mais vontade de ler coisas mais elaboradas, não sei. Ainda assim tive real pena que o fim não fosse mais trabalhado, mais focado no que aconteceria, no que lhe poderiam fazer. 

Ainda assim é sem dúvida um livro interessante, pequenino e muito bom de ler, óptimo para passar uma tarde sossegada a ler uma boa história.


2 comentários:

  1. Tem o ritmo e a estrutura típica da literatura da época :p Mas gostei bastante de ler isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo e lê-se mega bem. Também apreciei mas ainda assim senti que faltava aquele picante final...

      Eliminar