sexta-feira, 27 de março de 2015

[cinema] The Theory of Everything

Título: The Theory of Everything
Realização: James Marsh
Argumento: Anthony McCarten, Jane Hawking
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior
Duração: 123 min
Ano: 2014

Depois de passado o hype dos Óscares lá fui ver este filme que me dava tanta curiosidade. Stephen Hawking é das mentes mais brilhantes que este planeta já encontrou e conhecer um bocadinho da história de vida dele era uma coisa que me interessava.

Parecendo que não toda a gente conhece este senhor, nem que seja por ser "aquele cientista de cadeira de rodas" ou "que tem uma voz esquisita".

Eu não consigo ser indiferente a esta personalidade mais que não seja por também andar metida nos meandros escuros e retorcidos da ciência e ver o que este homem tem feito independentemente das dificuldades que lhe têm aparecido à frente. É qualquer coisa.

Apresentam-nos o jovem Hawking, estudante de física, divertido e já brilhante e vamos vendo aos poucos uma evolução nos movimentos que tem, no andar, no usar das mãos, até ao momento em que o veredicto chega: esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Os nervos vão deixar de funcionar, os músculos vão atrofiar, os movimentos não vão ser possíveis, comer ou falar também não, o tempo de vida seriam 2 anos. Isto em 1963, tinha ele 21 anos. Hoje tem 73 e ainda cá anda. O como é ainda muito complicado. Os esforços que são feitos para que ele mantenha uma capacidade de comunicar com o mundo são bastantes. É um cérebro genial, absolutamente brilhante num corpo que não lhe consegue fazer jus.

No filme vamos acompanhando o evoluir da doença, vamos vendo a vida que tinha com a sua mulher e os seus filhos ao mesmo tempo que os seus feitos científicos não são completamente esquecidos.

O filme está cheio de pequenas piadas inteligentes, várias referências a Doctor Who - YES! YOU ARE AWESOME MR. HAWKING - e por esse lado não me posso queixar. A única coisa que me dá alguma pena é o nível a que o filme foi romantizado. Não digo que o que está no filme seja mentira ou não se tenha passado mesmo assim mas foram buscar muito as coisas bonitas, muito eufemismo que por ali anda. Gostava que o filme fosse mais cru, assim dá muito a ideia de filme e menos de contar uma história real.

O que não invalida que o filme seja bom. Eu gostei imenso do que vi, os actores estiveram excelentes, principalmente Eddie Redmayne que foi genial. Ainda assim para mim o melhor foi mesmo ao nível de fotografia. O enquadramento das cenas, a imagem pormenorizada em cada uma delas faz um total muito muito bonito. Foi dos filmes com cenários e cenas mais bonitos que já vi, há uma preocupação enorme com esse factor mas que resultou muito bem. Parece mais uma sequência de postais do que um filme. É pouco realista, sim, mas em cinema fica lindíssimo.

Ainda hei de ler o livro, tenho alguma esperança que tenha mais detalhes e coisas mais interessantes e talvez chocantes. Mas a sério, a sério tenho é de ler os livros deste Sr.. Stephen Hawking do alto das suas rodas faz aquilo que muita gente nem sonha. Já está há 50 anos à espera de morrer mas não sem encontrar a Fórmula única que rege o Universo, o único Deus pelo qual se quer reger. A vontade que tenho agora de reler os livros da Fórmula da Felicidade é indescritível. Se calhar ainda vai ter de ser!


4 comentários:

  1. Romantizado. Pouco realista. Acertaste na mouche... Mas é um bom filme indeed...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo passo é irmos a uma conferência dada por ele.. Não? Não? Vá lá?! Por favor?! It's sort of a need!

      Eliminar
    2. Cheira-me que não vamos ter muita sorte, mas se a oportunidade aparecer por aí...

      Eliminar
    3. Mas era qualquer coisa! Se qualquer coisa que cheira a oportunidade aparecer quero agarrá-la com toda a força! Isso é que era uma conferência científica de todo o tamanho!

      Eliminar