segunda-feira, 2 de março de 2015

[leituras] Homem-Aranha Vingadores - Contos de Fadas Marvel


Título: Homem-Aranha Vingadores - Contos de Fadas Marvel

Argumento: C.B.Cebulski, Mindy Owens
Arte: Ricardo Tércio, Niko Henrichon, Nick Dragotta, Mike Allred, Laura Allred, João Lemos, Christina Strain, Nuno Plati
Tradução: Filipe Faria, Paulo Furtado, João Miguel Lameiras, Paulo Moreira
Páginas: 168
Ano: 2014

Já há uns tempos li umas histórias disto, contas de fadas da Marvel. Alguns deles estão aqui mas também tinha coisas novas. A ideia é simples e a premissa engraçada: recontar contos de fada que todos bem conhecemos e pô-los a fazerem parte da vida e de muitas das situações e/ou características de personagens Marvel.

Para começar Homem-Aranha, um super herói que sinceramente não me aquece nem me arrefece. É um tipo porreiro mas não é assim tão fascinante. Aqui no meio de um Capuchinho Vermelho ligeiramente diferente, com a pobre Mary Jane a ir visitar a Tia May com muitas quotes habituais do herói em questão. Os desenhos são claramente infantis mas são fofinhos.

Depois um senhor que aprecio: Anansi, o contador de historias, Deus aranha. Depois de ler os Filhos de Anansi fiquei-lhe com alguma afeição. É completamente louco e estranho mas é tão engraçado. 

Mas apanhamos de tudo um pouco, de forma muito variada e mal será se não ninguém ou nenhuma história que não se aprecie, Cinderela, PeterPan, Feiticeiro de Oz, Pinóquio, sei lá tanta coisa.

Depois para ajudar à festa temos no final um behind the scenes. É sempre interessante, ver os esboços, as etapas de trabalho, as diferenças de criador para criador e a dinâmica entre estes. É um pormenor que adoro encontrar no fim dos livros e que sobe em muito a consideração que tenho pelos autores - na maior parte das vezes.

Nesse final temos também Cebulski a defender que Portugal é o pais, talvez do mundo, com mais talento por descobrir. A realidade é que estamos realmente a fazer muitas coisas, há muitas obras a sair, diferentes, inovadoras e que são reconhecidas cá e lá fora como sendo de qualidade.

Vamos apostar nisso! Mais BD. Melhor BD. Mas BD!

Sem comentários:

Enviar um comentário