quarta-feira, 25 de março de 2015

[leituras] Monte dos Vendavais

Título: Monte dos Vendavais (Wuthering Heights)
Autor: Emily Brontë
Páginas: 377
Ano: 1847

Este é um daqueles livros na categoria dos Clássicos. Podemos não fazer ideia do que seja, do que fale, mas já ouvimos falar e sabemos que é "um Clássico".

Eu tinha alguma curiosidade para o ler, fosse pela curiosidade natural quanto a livros e autores fosse porque tinha quem me chagasse a cabeça a falar deste livro - you know who you are.

Decidi-me a ler e assim de chapa há uma coisa inegável: lê-se ridiculamente bem. Desliza que é uma maravilha. Eu é que com pouco tempo lia muito pouquinho por dia mas é daqueles livros que mesmo do alto das suas 300's e tal páginas se lê estupidamente bem de uma ou duas assentadas. 

A escrita é bonita, desenvolve bem, não empapa, é interessante, cativa e cria bem personagens. Acaba por conseguir criar simpatias ou antipatias com as personagens que nos são apresentadas e é engraçado de ler a história assim, de forma mais próxima e mais directa.

Agora qual foi o senão do livro? A história em si. Não é que seja má, não é que seja aborrecidissima mas não é o tipo de história que me cativa. É engraçado, tem momentos interessantes e bem escritos, mas o tipo de história...

Amores e desamores, paixões escondidas e às claras, personalidades bipolares, pessoas boas e boas, vinganças e quando pensamos que as coisas podiam mudar porque cada um está a avançar na vida, a ter filhos e tal ... Volta tudo ao mesmo, agora com os filhos no lugar dos pais. 

Quando falei com pessoas que leram o livro disseram-me muito pouco mas fixei duas coisas em específico: não há personagens boas ou más e o livro é inesperado. Sem saber muito bem o que fazer com estas precauções avancei e agora posso dizer: o primeiro ponto é completamente verdade, não há personagens boas ou más, mas não há mais sobre isso. Pensei que fosse um ponto mega interessante que pudesse ser uma revolução mas não, é interessante e mais realista do que as personagens todas bonitinhas ou feiinhas que se apanha mas não é assim uma coisa tão fascinantes quanto isso. No segundo ponto já não concordo tanto. Não é que seja mega previsível e aborrecido mas não é imprevisível, uma pessoa vai apanhando as coisas e dá para seguir uma linha de pensamento. Não é preciso fazer um grande alarido com isso, não é assim tão importante.

No fim de ler o livro posso dizer que é um bom livro, consigo perceber o porquê de ter fama e dizerem que é bom, mas não é bom para mim. Histórias de amores e desamores, entre duas casas perto uma da outra, com troca de filhos entre famílias não é a minha coisa. Foi uma experiência engraçada e gostei de ler o livro mas não é livro para mim. Preciso de mais acção, de mais sangue e tripas, de terror, de coisas estranhas, de imaginação a trabalhar em formas mais abstractas que estas. Acho que a seguir a este tenho de ler qualquer coisa mais mexido, só para desanuviar.








Sem comentários:

Enviar um comentário