quarta-feira, 11 de março de 2015

[leituras] Saga (#4)


Título: Saga (#4)

Argumento: Brian K. Vaughan
Desenho: Fiona Staples
Páginas: 144
Ano: 2014


Quando descobrimos um livro de que gostamos realmente acabamos por querer mais e mais e continuar a acompanhar aquela gente e aquela história e saber mais e mais.

Quando encontramos sagas porreiras e vamos acompanhando praticamente desde o inicio acaba por ter um gostinho especial.

Foi o que aconteceu com esta Saga Saga... O primeiro livro conquistou-me de morte e aqui ando, sempre à espera que saia o próximo - e que o meu namorado os compre, já que é ele que está a fazer a colecção.

Desta vez ele teve um golpe de cavalheirismo como poucos foram vistos em toda a história: entre dois mega bookworms com uma paixão enorme por este livro ele deixou-me lê-lo primeiro. Há lá coisa melhor e mais romântica *.*

"I beg your fucking pardon" é muito assim que começa, com um nascimento cheio de sangue - azul - de um ser com cabeça em forma de monitor a ser assistido por um médico crocodilo. Saga é isto: espécies que não fazem sentido nenhum, numa história estranha, mas tão estranha que se torna estupidamente boa.

Encontrar a pequena Hazel, já crescidinha, que acompanhamos desde a concepção atribulada, passando pelo crescimento ainda pior e que agora ainda por cima está naquela idade fofinha em que são irritantemente adoráveis. Com os seus corninhos pequeninos e as suas asinhas raquíticas. 

Entre capítulos vão-se deixando assim umas frases soltas que nos deixam a pensar. Muito. Com lágrimas nos olhos. Eu pelo menos no fim do primeiro capítulo recapitulei a minha vida e pensei se é bom meter-me em sagas e gostar imenso delas. Porquê? Mais cedo ou mais tarde cortam-nos o coração em pedaços ínfimos. Até pode não ser muito mas criamos hábitos que depois são difíceis de cortar. São picanços, deixam assim umas falas que nos deixam a imaginar e a pensar no que raio se vai passar. Muito bem jogado, caro autor, mas quando não sei quando vou ler o próximo ainda me pode dar um enfarte agudo do miocárdio. Depois quero ver de quem é a responsabilidade. Enfim.

Achei que este livro está a enveredar mais pela componente estranha que os livros nos habituaram. Tem momentos mais aleatórios, que nos deixam mais aparvalhados do que outra coisa, mas depois tem contexto, verdade seja dita.

No meio disto tudo o pior (não sendo mau) é que continua a cativar e a interessar e não desiludir. Dá vontade de ler mais, vontade de saber o que mais vai acontecer a esta família. É demasiado estranho e bem feito para ser doutra maneira, consegue fazer uma história muito bizarra e dar-lhe ares igualmente bizarros que no contexto final resulta numa bela duma obra, inesquecível. Mas até sabermos mais coisas temos de esperar.

Custa, mas depois sabe bem.





Sem comentários:

Enviar um comentário