segunda-feira, 27 de abril de 2015

[leituras] A Clash of Kings

Título: A Clash of Kings (A Song of Ice and Fire #2)
Autor: George R.R. Martin
Páginas: 800
Ano: 1998

Li o primeiro livro e gostei; aquele final trágico-badass ficou ali a chatear-me atrás da orelha. Não queria meter-me logo a ler o segundo mas não quis adiar muito porque fiquei curiosa. Isto ainda é grande e fui lendo outras coisas intercaladas, principalmente por ter apenas pedaços pequenos de tempo para ler e livros como estes são bons é para tirar horas sem fim só com a cara colada às páginas.

Mas lá comecei e aqui comecei a sentir muito mais do que já me tinham avisado: há imensas personagens nesta saga. O avô, o pai, o filho e o neto têm todos alguma relevância nalguma coisa, há imensas histórias cruzadas e começar a perceber quem é quem e o que fez algures no tempo nem sempre é coisa fácil.

Foi mais difícil de acompanhar a história neste caso. O primeiro achei muito mais "Vamos apresentar isto e fazer com que as pessoas gostem e fiquem apanhadas". Aqui a mensagem já é mais de desenvolver o que se anda a passar e dar contexto e corpo à história. É muito bem feito e cativa imenso, não é aborrecido de acompanhar, só tem o problema de ficar confuso com muita facilidade. As coisas começam a acontecer com muita gente ao mesmo tempo, começa a haver muito cruzamento de várias histórias, umas que já sabemos, outras que nos são apresentadas e outras que ainda estão por explicar. 

Ainda assim dá perfeitamente para manter a cabeça à tona da água, mesmo que por alguns momentos nos deixemos levar pela leitura e só passado um bocado é que nos apercebemos de quem é que estavam a falar.

Achei que este livro tem menos pontos realmente fortes. Tem momentos engraçados e marcantes para a história mas pontos que nos deixem realmente com a cabeça à banda parece-me que não houve nenhum. Nenhuma morte especialmente interessante, nenhuma traição assim tão bem feita ou pensada, tem muito mais planeamento e construção do que realmente coisas feitas. E isso é uma coisa que tenho medo para esta saga, que seja muita construção, muito contexto, muita coisa mas pouca acção. Sim, eu sei que morre gente com fartura, de vez em quando há matanças giras mas em livros de 800 páginas se só tiverem 50 com real pica é capaz de se tornar menos interessante. Pelo menos para mim que gosto de livros mais ritmados com coisas a acontecer e sem grandes partes mortas ou empapanços. (Entenda-se que por partes com interesse não precisa de ser realmente de porrada ou afins, mas tem de ter história interessante a acontecer, coisas importantes a serem feitas e ditas.)

Estou curiosa para continuar a ler disto mas acho que por agora faço uma pausa. A minha lista não está assim tão avançada quanto gostaria e por isso vou ver se me dedico mais a ler coisas de lá, talvez mais pequenas, para descargo de consciência. Mas não demorarei 6 meses a pegar no próximo. Até sair o próximo livro hei-de ter lido tudo, por isso... 





Sem comentários:

Enviar um comentário