quarta-feira, 1 de abril de 2015

[leituras] Manifesto Comunista

Título: Manifesto Comunista
Autor: Karl Marx, Friedrich Engels
Ano: 1847


Antes de mais: qual é a panca desta gente por barbas? Eu até sou fã de homens de barba mas o amor a barbas deste pessoal toda é qualquer coisa de espectacular. Dito isto, prossigamos.

Quando olhava para os livros do manifesto eram todos de tamanhos diferentes, alguns com mais de 300 páginas. As edições dos livros conseguem ser muito diferentes mas estava a contar com uma leitura ainda grandinha. Pois que não. Não sei precisar quantas páginas tem mesmo o Manifesto, na edição onde li tinha umas 20 páginas de prefácios de vários anos e vários países e no fim entrevistas e rascunhos e sei lá mais o quê. Só em prefácios era bem capaz de ter mais páginas do que o Manifesto em si.

Eu tinha alguma curiosidade para ler isto, tanto que estava na lista para 2015. Não é que tenha algum tipo de interesse comunista - ou político de uma maneira geral, confesso - mas ver as bases destas coisas é engraçado. Dá para ver mais um bocadinho do que são as pessoas e do que é preciso para lhes dar a volta da melhor (ou não) maneira. 

Não fiquei mais ou menos comunista por ler isto, sinceramente este tipo de texto chateia-me um pouco. Há maneiras e maneiras de dizer as coisas, se tivermos jeitinho dizemos as coisas da maneira certa e as pessoas ouvem, pior, as pessoas acreditam e seguem piamente.

Achei o texto muito pensado, muito focado em transmitir uma mensagem forte e que marcasse definitivamente a posição ao mesmo tempo que não dava margem para balanços quanto aos ideais que defendem. Ainda assim, e ai mãe o que vou dizer, não achei nada de especial. É um texto populista, tende a ser reaccionário mas ao mesmo tempo demasiado simplista. Vê-se as coisas da forma que dá jeito. Podemos até estar a esquecer que vamos fazer algumas coisas contra aquilo que defendemos, mas não contra nós. No meio da efusividade toda que é posta no texto quem ler de forma mais embrenhada nem dá conta mas analisando de fora e de forma fria... não me convence, de todo.

Diga-se que até acho que o regime comunista nalgumas coisas tem a sua razão, assim como não a tem noutros pontos. E o mesmo se passa com muitas ideologias políticas. E depois há o grande pormenor de que todas estas coisas são lindas na teoria, quando chega à altura de por em prática dá tudo uma grande bodega, nenhuma é o que diz ser e muito menos resulta da maneira que é esperado. 

Enfim, eu e política não jogamos. Com ou sem Manifestos mais ou menos bem escritos. Foi giro mas não é coisa para mim.


Sem comentários:

Enviar um comentário