quarta-feira, 12 de agosto de 2015

[leitura] Scott Pilgrim

Título: Scott Pilgrim (#1-6)
Autor: Bryan Lee O'Malley
Páginas: 180 (média por livro)
Ano: 2004-2010

Pensei em fazer crítica a cada um dos livros mas não vale a pena. Eu já tinha visto o filme e ao contrário do que me quiseram vender: não é nada de especial! Gostei, a ideia é boa, a execução... meh.

A tentativa de ter a vida como sendo um jogo - literalmente - e a passagem dos efeitos em estilo de comic para a grande tela funcionou mal. Ficou exagerado e dá um ar apalhaçado ao filme. 

Agora li os livros mesmo. Primeiro ponto: os livros são menos exagerados que o filme o que só mostra o mote parvo que o filme acaba por ter. Reduzirem os efeitos ficava mais interessante e com menos ar de PUM PAM PIM BANG BANG BONG. Isto pode funcionar bem mas é com conta peso e medida, e nas coisas certas, já agora!

Enfim, livros: o Scott é um tipo preguiçoso e ligeiramente bronco que não sabe muito bem o que fazer da vida. Acaba por se "apaixonar" por uma moça misteriosa que lhe aparece à frente e PAM PAM PAM tem de lutar contra os seus sete ex-namorados maléficos para poder ficar com ela. 

E é isto. Bom dia e até à próxima.

Podia, a sério. A ideia é que isto é exactamente como um jogo, vai ganhando experiência com cada coisa que faz, quando elimina um inimigo ele desfaz-se em moedas, há coisas que brilham e piscam e coisas afins. A ideia em si é muito bem apanhada, é nerd, é divertida e podia ser uma coisa realmente maravilhosa. Embora eu perceba que isto seja um livro essencialmente juvenil acaba por ser um desperdício tão grande de uma ideia que podia ser tão boa. Um jovem inútil que se apaixona e por isso tem de lutar - em modo Harry Potter, ou seja, o seu super poder é ser inútil enquanto as coisas se resolvem por algumas magias - não é o mote para uma história destas. Podia ser tão mais, dá-me real pena!  

No fim isto acaba por ser uma leitura divertida e leve que é boa mas numa perspectiva desportiva. Não passa daí.


Sem comentários:

Enviar um comentário