quarta-feira, 5 de agosto de 2015

[leituras] The Arrival

Título: The Arrival
Autor: Shaun Tan
Páginas: 128
Ano: 2007

Que livro mais bonito, tão simples e sem uma única palavra! Apareceu-me de forma aleatória como recomendação do Goodreads e pelo ar que me apresentou cheirava-me que ia ser coisa boa. 

Quando peguei nele, logo às primeiras páginas, percebi que era um livro especial. Sem falas, apenas ilustrações, e sem dificuldade nenhuma conta-se uma história.

A história em si é triste, um pai que deixa a família para lhes poder dar um melhor futuro. Uma realidade muito presente para muita gente e que aqui é posta em ares mais etéreos, mais fantasiosos, mas que no fundo conta a mesma história de milhares de pessoas que fazem o esforço de deixar a sua própria casa. 

Uma BD sem falas não é um conceito estranho e muito menos será inovador mas aqui ganhei um outro respeito pelo livro. Torna-se mais introspectivo, torna-se mais focado e incisivo naquilo que quer contar. 

As ilustrações são fenomenais, absolutamente lindíssimas como poucas coisas que tenha visto e o nível de detalhe e de cuidado que casa imagem tem dá uma força especial à história. É o desenho que nos transporta para outra realidade e nos conta, sozinho, o que estamos a ver ali, e se podia estar bem feito aqui está genial. O ar amarelado e antigo transporta-nos quase para uma história contada à lareira, repetida e aperfeiçoada ao longo dos anos pela voz - aqui muda - de um avô que sabe do que fala. 

É realmente um livro fascinante e que aconselho a qualquer pessoa. É estupendo!


Sem comentários:

Enviar um comentário