segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[leituras] O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Título: O Evangelho Segundo Jesus Cristo
Autor: José Saramago
Páginas: 445
Ano: 1991

Já não lia uma Saramago há demasiado tempo. Estava a começar a sentir-lhe a falta e já que tenho uns poucos à espera peguei num.

Este andava a chagar-me a cabeça desde que o descobri, queria ler, tinha curiosidade, parecia-me ser um livro muito curioso mas tinha andado de prateleira em prateleira.

Aqui temos um relato da vida de Jesus, filho de Maria e José, desde a sua concepção, até à sua morte, com todas as peripécias que possa haver pelo meio. Numa onda um pouco como no Caim, e à boa velha maneira de Saramago, agarra naquelas histórias aceites neste tópico e dá-lhes uma volta completa, uma perspectiva bem diferente. A desconstrução daquilo que é aceite como regra é sempre uma coisa que Saramago faz especialmente bem e aqui não falha.

A escrita de Saramago é aquilo que já se sabe: primeiro estranha-se, depois entranha-se. Eu nunca tive grandes problemas a ler os mega parágrafos ou a falta de pontos finais, embora haja muita gente que os tenha. Este é dos livros que me conseguia chatear quando queria parar - para dormir, vá-se lá ver a loucura de tal ideia. Não só era um livro interessante que não queria deixar de ler como não ia deixar uma frase a meio, não é? E quando é que acaba uma frase? Na próxima página, ou na outra a seguir. Podia ser uma mini pausa, para responder a uma mensagem, mas tinha de fazer ali mais uma página de leitura para conseguir parar. Um ponto final é coisa rara nestes livros.

É um livro pesadote, principalmente no início nota-se que é espesso de entrar. Depois já estando lá dentro é bem mais fácil, mas aqueles primeiros capítulos custam um pouco. Não é, claramente, uma leitura que se faça numa tarde, e não é um livro que se leia na praia enquanto se come uma bola de berlim e se ouve o mar. Exige um bocadinho mais, mas é bom!

Eu só reforcei o meu gosto por Saramago. Mais uma obra que dá a volta a alguns religiosos mais puros - com Deus, Diabo, Homens, e vontades de todos ao molho isto torna-se rapidamente herético - mas que dá umas ideias interessantes sobre estes assuntos. A par com o Caim são dois livros muito curiosos de ler, principalmente tendo algumas luzes de como são as histórias que nos estão a contar por ali.

Muito bom! Muito, muito bom! Dá-me vontade de pegar noutro Saramago de seguida. Mas vou controlar-me que a lista vai grande.

2 comentários: