sexta-feira, 21 de agosto de 2015

[series] Game of Thrones




Foi desta! Já vi Game of Thrones. Sem me preocupar muito por ler os livros todos porque não importa, não é? E agora começa o martírio de esperar por livros e mais episódios. Porque é que me meto nestas coisas?

Enfim, está visto! Apanhando assim com contexto de livros em conjunto e tudo há várias coisas a dizer. Embora os livros sejam seguidos são meras directrizes. A série já não está a seguir exactamente o que se passa nos livros. É no mesmo muito, tem as mesmas personagens, de vez em quando até fazem coisas parecidas mas já não é a mesma coisa. 

A primeira temporada é claramente uma adaptação do filme, a segunda ainda segue praticamente o livro, a terceira começa a descambar e daí é uma montanha russa. 

Com isto não quero dizer que seja uma má opção ou que resulte mal, antes pelo contrário. Em vários casos gostei mais do que fizeram na série do que nos livros, noutros não. Há histórias que estão nos livros que gostava de ter visto na série mas já se sabe que isso é o mais normal que se tem nestas coisas.

Há personagens que estão especialmente bem conseguidas, seja o bendito Tyrion, seja a Olenna Tyrell e outras que só chateiam e dão vontade de atirar de um penhasco. Não, Cersei? Não, Rob Arrin? Enfim. 

Mortes já toda a gente sabe que é uma constante, embora haja uma ou duas que me deixaram de boca aberta. Literalmente. Eu tentei manter-me spoiler free, ao máximo, e consegui, mas foi bem pior sem ter alguma ideia do que quer que fosse acontecer.

Ao contrário do que me diziam e do que fui acreditando não achei que a série estivesse a abusar do que vende em matérias de nudez e sexo explícito e gratuito. A série nem abusa nada, está no ponto certo. Há corpos nus, sim, há sexo, sim, mas faz tudo parte. Não é uma coisa que acontece do ar nem é uma coisa despropositada. Todas as cenas fazem sentido e não é nada de outro mundo. Está num equilíbrio muito bom e fiquei contente com isso. Era estupidamente fácil cair nesse poço mas os senhores responsáveis fizeram um bom trabalho.

Mas sim, isto é claramente série para mim. Guerras políticas com algum sangue e tripas, sem grandes exageros, boas personagens, bons cenários (raio de sítios mais bonitos para onde levam aquela gente toda), bons esquemas de guerra e de acção, o funcionamento dentro de cada reino e nas relações entre reinos, enfim, o pacote completo.

Eu gosto do resultado que conseguiram com esta série. Não sei se gostarei muito do que se segue mas teriam tudo para agora começar a descambar mais um bocadinho com mais acção e mais coisas a acontecer, já há tantas cartas na mesa, é só aproveitar a maré. Não digo que não pudesse estar melhor, provavelmente sim. Não acho que seja espectacular mas gosto do esquema actual. Espero que não o percam nem que descambem completamente ou se arrastem infinitamente. Isto é bom, mas juízo!

P.S. : Escrever sobre isto é complicado! Na série com mais spoilers de sempre não quero ser mais uma fonte. Por isso, pronto, fica assim. Mas há muito a acontecer, e muitas dificuldades em engolir algumas das coisas que se lembrarão de fazer. Fica a dica de ver com cautela!


Sem comentários:

Enviar um comentário