quarta-feira, 9 de setembro de 2015

[leituras] Dragões do Éden

Título: Dragões do Éden
Autor: Carl Sagan
Páginas: 269
Ano: 1977

Este livro é um Sagan, mais que não fosse chamava-me automaticamente. Comprei-o há um ou dois anos numa feira de livro usado no Palácio das Galveias (despachem-se a trazê-lo de volta :( ) e só agora é que arranjei espaço na pilha para o ler - abençoada lista de 2015.

Aqui tenho sentimentos contraditórios: por um lado é claramente um livro com uns aninhos, com um mundo que não é bem aquele em que vivemos hoje e isso tem de ser tido em conta. Para além disso é um livro de apresentação e ensino de como funciona o nosso maravilhoso cérebro. As várias áreas cerebrais, a maneira de transmissão da informação, a memória, a interligação das áreas ou a plasticidade que conseguem ter em determinadas alturas da vida. É um livro muito completo, muito claro e simples de perceber - não fosse Sagan - mas para mim tornou-se complicado de ler, a início. Eu que tenho formação nestas coisas acabei por não me sentir muito agarrada ao livro porque era explicar-me coisas que já conhecia - e conhecia, e conhecia, e conhecia - até em níveis mais profundos do que o que se fala no livro.

Passada essa curva de repetição o livro tornou-se muito mais engraçado e interessante. Fui aprendendo detalhes históricos, pormenores evolutivos que são realmente curiosos de conhecer e que nos dão uma ideia mais completa de como é que chegámos àquilo que somos hoje. 

Eu que acabo por gostar muito de conhecer ao máximo aquilo que me rodeia isto correu bem. Para mim foi mais complicado de ler mas para alguém menos inserida no assunto é um livro muito bom, muito explicativo e que nos mostra o fascinante que somos. 

Ter só em atenção que algumas coisas já não são bem como eram nesta altura (mais que não seja é fácil de ver que já há mais do que 200 000 computadores, não é?).

Sem comentários:

Enviar um comentário