segunda-feira, 23 de novembro de 2015

[leituras] Black River


Título: Black River

Autor: Josh Simmons
Páginas: 112
Ano: 2015

Mais uma BD escolhida de forma aleatória porque, pronto, eu gosto de BD.

Num mundo apocalíptico há grupos de pessoas que vão sobrevivendo como podem, andando de terra em terra, com um factor de sobrenatural nunca bem explicado mas que paira e intervém de vez em quando. 

As coisas às vezes são só estranhas e não se percebe de onde aparecem - como quando alguém num bar vai ao palco matar o humorista que lá estava, e isso é um evento banal do dia a dia.

Para começar as ilustrações são fantásticas, preto e branco mas ilustrações impecáveis, realmente muito boas. A história consegue ser estranha, consegue ser bruta, consegue ser adorável, consegue ser triste, eu nem sei, consegue ser tanta coisa que no fim acaba por ser essencialmente confusa. 

Para mim foi um livro um pouco complicado, porque no meio destas peripécias todas acabamos numa situação em que um grupo tem o outro prisioneiro e as mulheres são usadas e abusadas como os lhes der bem na telha.

É uma situação são puramente má e podre da espécie humana, que infelizmente sabemos que não é só na ficção que acontece, com morte gratuita e sem sentido, com abuso da condição humana ao máximo... 

É um livro que não é fácil de ler, porque às vezes tem passagens que não compreendemos de onde vêem e também porque é preciso ter algum estômago para ver muitas das cenas que aparecem, seja morte, tortura, violações ou situações de destratar completamente quem quer que seja que esteja à volta.

Não posso dizer que tenha sido um livro de que tenha gostado especialmente, gostei muito da arte, gostei de algumas passagens da história, é uma história que marca um bocadinho mas que está bem conseguida, bem pensada e moderadamente bem concretizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário