segunda-feira, 16 de novembro de 2015

[leituras] Cosmicomix

Título: Comicomix
Autor: Amedeo Balbi, Rossano Piccioni
Páginas: 152
Ano: 2015

Eu no Logicomix já tinha pegado e ficado interessada embora fosse coisa mais para o meu namorado do que para mim. Já este Cosmicomix chamou-me mais desde o início. O melhor é que os nomes tão parecidos dão a ideia de que estão ligados e não, são mesmo só nomes, não estão relacionados de nenhuma maneira. Mesmo assim têm ambos um ar maravilhoso!

A minha paixão por saber o que há do lado de fora desta pequena bolinha sempre me fascinou e portanto este livro assenta que nem ginjas na minha pessoa!

Isto é um livro que vale totalmente a pena, a todos os níveis. A arte é bastante boa, a história é-nos contada de forma divertida, simples, calma, quase como um desenrolar de acontecimentos em avalanche que resulta de forma fascinante. 

Se não vejamos: fazem-nos uma viagem ao longo da história da astronomia, desde os inícios até ao ponto - mais ou menos - em que estamos hoje. Falam-nos de grandes nomes relevantes para este desenvolvimento, com as vitórias e fracassos, com as ideias inovadoras e os trabalhos inglórios que a falta de comunicação global, como a temos hoje, permitia.

Mas o livro foi pensado de tal forma que já faz ressalvas a tudo o que lhes possa ser apontado. É cientificamente correcto? Sim! Tudo o que se passa no livro é verdade? Nem tudo, porque para efeitos de contar uma história e de a passar para o papel há alterações que têm de se fazer. MAS esforçaram-se para inserir a maior quantidade possível de coisas verídicas, públicas, e que até se dão ao trabalho de nos dizer onde podem ser encontradas. Eu a ler estas pequenas "justificações" conseguia imaginar o pessoal que fez isto a pensar na quantidade de coisas que podiam apontar - e porque se pode fazer vai sempre haver quem faça - e então, antes não dar grande margem: tomem! Está aqui aquilo que pedem! Agora não nos chateiem mais!

O livro ensina realmente coisas, mostra não só como estas coisas aconteceram para esta área mas também os problemas que a investigação, há não tanto tempo quanto isso, acabava por ter por falta de conhecimento do que outras pessoas andavam a fazer. 

É simples, fluido, lê-se num instante e como quem não quer a coisa mostra-nos mais do que parece a início.

É um óptimo livro, pequenito, interessante, engraçado e muito bem conseguido! 

2 comentários:

  1. Essa parte de ter uma secção crítica a responder já a possíveis problemas, é o que dá ter malta de Ciências a escrever :D

    Agora precisamos do Logicomix!

    ResponderEliminar