quarta-feira, 25 de novembro de 2015

[leituras] Mensagem

Título: Mensagem
Autor: Fernando Pessoa
Páginas: 96
Ano: 1934

Eu gosto de Fernando Pessoa. Gosto de muitos dos textos que escreveu, gosto do génio que ele era mesmo no meio de uma grande dose de esquizofrenia.

Agora, da Mensagem confesso que só tinha lido os textos como isolados e não no livro. E não tinham sido todos. Agora pegando nisto e lendo... Não me chama grande coisa, não.

Há uma tentativa clara de fazer aqui uma obra histórica com muitos dos episódios marcantes na história de Portugal e muitas das personagens que ajudaram para a nossa grandeza perdida.

Mas o que é que hei-de fazer, são poemas pouco interessantes que mais juntam umas palavras que rimam do que propriamente contam alguma coisa ou têm algum tipo de beleza intrínseca ao jogo de palavras. Há algumas passagens realmente boas, sim, mas são poucas e não chegam para salvar o todo.

Portanto, Sr. Pessoa, coisas muito boas, sim senhor, textos que gosto realmente de ler e que valem a pena. A Mensagem, deixemos fazer uma pré-selecção de alguns pedacinhos e o resto não vale muito a pena, não...

Sem comentários:

Enviar um comentário