domingo, 13 de dezembro de 2015

[leituras] A Contadora de Filmes

Título: A Contadora de Filmes
Autor: Hernán Rivera Letelier
Páginas: 88
Ano: 2009

Eu lembro-me que tive dedo na compra deste livro - que é do meu namorado. Tinha ficado com boa impressão dele e agora que o dono o decidiu ler também acabei por pegar nela, é pequeno, é levezinho, vamos lá.

E é daqueles livros que eu gosto de encontrar, simples mas com uma beleza intrínseca muito interessante.

A história em si tem reviravoltas interessantes, umas que me agradaram mais do que outras, mas de uma forma geral o resultado é um óptimo livro para ler num instante - eu li-o num dia, só nas viagens de comboio.

Uma terra com não muita gente, um contexto pré-televisão onde o cinema deslumbra mas os preços nem sempre dão para todos. E então numa família escolhe-se uma pessoa para ir ao cinema e contar a história em casa. Calha o jeito à moça da família, que cresce, em tamanho e em fama, com esta coisa de contar filmes. Mas a televisão eventualmente chega, e aquilo que é um cenário em que as coisas pareciam sossegadas e estabilizadas rapidamente pode mudar.

É um livro que embora tenho uma componente emocional muito presente o consegue aguentar de forma não lamechas ou aborrecida. Faz parte da história, dá sentido às coisas e não chateia.

A própria escrita, nem sei bem dizer porquê, mas teve a capacidade de me pegar, talvez pela simplicidade como põe as coisas. É tudo muito fluido e sem quebras, sem grandes embrulhos, vem tudo directo. Numa história, e num livro, como este não fazia sentido ser de outra forma.

Resumindo e concluindo: gosto imenso da capa, é bem gira; é um óptimo livro para quem se quer entreter num bocadinho pequenino de tempo; não é um livro que dê trabalho a ler e é um livro bem escrito e interessante. Este vale a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário