quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

[leituras] O Deus das Moscas

Título: O Deus das Moscas (Lord of the Flies)
Autor: William Golding
Páginas: 222
Ano: 1954

Há muito tempo que tinha curiosidade para ler este livro. Tem um título curioso e já ouvi tanta gente falar disto que questionava-me sobre o que teria assim de tão fascinante.

Poucos dias depois de acabar de ler o livro descobri que é um dos livros preferidos do King - figures...  No entanto eu confesso que estou confusa em relação ao que achei do livro. 

O livro é sobre um grupo de miúdos que depois de um acidente de avião ficam sozinhos numa ilha, apenas por eles próprios, sem adultos por perto para dar ordens ou ajudar nalguma coisa. 

E pronto, miúdos são miúdos, mesmo dentro das diferenças de cada um e instala-se a balbúrdia desmedida. Aqui a ideia geral é que se virmos o ser humano a crescer sem nos estarmos a limitar de acordo com as regras "dos adultos" vemos a verdadeira natureza do homem, e - surpresa - somos todos umas bestas por dentro. 

Numa medida completamente diferente mas voltou-me a acontecer o que aconteceu com o Monte dos Vendavais: vejo que é claramente um bom livro, um livro muito bem escrito, envolvente, interessante, mas por algum motivo interno não foi um livro que me tenha dado um gozo por aí além. Não me aborreceu de morte como o Monte dos Vendavais, mas aí era o estilo e o tipo de história que não me interessa de todo, aqui não. 

É um livro violento, bruto, com cenas dignas de um filme de terror bem feito, a aparecerem momentos aterradores quando menos se espera, principalmente no meio do que inicialmente é um cenário paradisíaco com praias bonitas e uma floresta cheia de frutinha boa para comer.

Portanto, não sei se foi da previsibilidade de ver que aquilo tudo se dirigia a um fim muito catastrófico, ou de que o ser humano é mau por natureza, se foi o encadeamento ou se foi alguma réstia de esperança na humanidade que não me quer deixar ver as coisas desta maneira... Não sei, sei que acho-o um bom livro, interessante, com um escrita boa, um ritmo adequado mas mesmo assim não me deu a volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário