quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

[leituras] Regresso ao Admirável Mundo Novo

Título: Regresso ao Admirável Mundo Novo
Autor: Aldous Huxley
Páginas: 256
Ano: 1958

Eu a início pensava que isto seria uma continuação do Admirável Mundo Novo. Enganei-me, e corrigiram-me ainda não tinha começado a ler este livro.

Este livro é interessante, é uma reflexão, feita pelo autor, Aldous Huxley, sobre o que ele escreveu e como o mundo se desenvolveu. O livro faz a comparação entre as duas coisas e se por um lado ganha por ser o próprio autor a expor a sua própria maneira de ver a ficção e a realidade a andarem a par uma da outra, por outro ganha por fazer um apanhado bastante geral mas ao mesmo tempo incisivo nas coisas fundamentais do Admirável Mundo Novo que vemos no mundo real.

E mesmo assim este livro é antigo, era chamar o senhor a fazer um "Regresso ao Admirável Mundo Novo - Outra vez..." e o senhor tinha uma coisinha má. 

No livro podemos ler sobre várias coisas, várias das situações ou vários dos costumes, que ao ler o livro nos podia parecer estranho ou terrível, mas que não estão assim tão longe do que acontece hoje. E mesmo quem sabe da existência dessas coisas, é um livro em que nos expõe de forma directa e se calhar fazem-nos pensar nessas cosas de uma forma que nunca tínhamos pensado. 

Enfim, é um livro interessante, é pequeno, lê-se bem, e dá que pensar nalguns pontos. Mas não é um livro "fundamental" depois de ler o original. 

Sem comentários:

Enviar um comentário