sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

[leituras] Tormenta

Título: Tormenta
Autores: André Oliveira, João Sequeira
Páginas: 62
Ano: 2015

Como alguém muito sábio disse quando lhe mostrei o livro: "Isto parece Chili com Carne". E é verdade. A Polvo de vez em quando tem assim destas coisas.

E mesmo eu que gosto de coisas da Chili com Carne, preciso de mais qualquer coisa do que isto. É um livro muito forte, muito cheio, muito perturbador, mas que no meio de tanta coisa tem uma história por trás. O problema é que no meia da confusão e com tanta coisa à frente essa história só nos é mostrado por pequenas frações de tempo e juntar tudo de forma a fazer sentido, em conjunto com assumir ou deduzir o que ficou por trás do que realmente vimos não é tarefa fácil.

E embora o impacto visual do livro seja um ponto forte, é demasiado forte quando pensado no conjunto do que tem mais, neste caso aquilo que nos está a mostrar, que é suposto ser mais do que um conjunto de páginas com desenhos.

E pronto, não fiquei fã. É um livro que podia ser mais se fosse menos - que frase tão bonita. Aqui simplificar um pouco as coisas, ou deixar algumas coisas mais abertas tinha sido benéfico. Assim é uma mancha de preto, muito preto, que deixa passar muito pouco do que está a mais do que isso.

2 comentários: